Feriado é sinônimo de muito trabalho na Olimpíada

O Brasil todo descansou em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado hoje (15/11) em todo o País. Mas, no pavilhão do Anhembi, o dia foi sinônimo de muito trabalho. No segundo dia de provas da Olimpíada do Conhecimento 2012, os mais de 600 jovens que competem em 54 ocupações profissionais diferentes, tiveram que correr para interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Os 18 alunos do Senai-DF, representantes de Brasília no torneio, seguem confiantes, lutando por medalhas.

Thiago José Victor, instrutor do aluno Uálison Fernandes de Sousa e avaliador de Eletricidade Industrial conta que a prova escolhida para ser executada na Olimpíada foi a do DF. “Todas as provas escolhidas na competição são modificadas antes de serem entregues para os alunos. Tivemos, aqui, cerca de 50% do projeto mudado, mas tudo de acordo com o que é exigido pelo competidor”, relatou. Ele explica que os competidores de Eletricidade Industrial terão que fazer toda parte de infraestrutura de uma fábrica de energéticos, incluindo a parte de programação para funcionar todo o processo.

“Hoje, no entanto, os alunos tiveram que fazer a análise do projeto e, ainda, de falhas, que consiste em procurar e resolver defeitos”, finalizou.

Já o aluno Willyston Ferreira, competidor de Eletricidade Predial, terminou o dia satisfeito. “Hoje o dia foi muito corrido, principalmente no período da manhã, porque eu tive pouco tempo para terminar o módulo, passar toda a fiação. Mas, graças a Deus, eu consegui terminar, colocar o módulo para funcionar. Já o período da tarde foi mais tranquilo, foi a parte de planejamento, furação de caixas e marcação do box”, relatou o jovem.

O projeto de Willyston contempla módulos de defeitos, que foi a primeira tarefa realizada pelo competidor; criar um circuito de comando, a instalação de motores de uma residência, como por exemplo, um motor para o bombeamento de água; e a instalação de interruptores, tomadas, com um quadro de distribuição.

O aluno Luis Fernando, competidor de Marcenaria, por sua vez, tem que produzir um móvel, semelhante a um criado mudo, em madeira maciça, compensados laminados revestidos, além de MDF. “Tenho que montá-lo, criar uma porta e uma gaveta que precisa correr livre”, explica o estudante. O jovem está confiante. “Realizei a tarefa dentro do tempo estipulado e ainda adiantei o módulo de amanhã”, completou.

Ao todo, o DF está representado por 18 alunos, que competem em 17 ocupações profissionais distintas. A Olimpíada do Conhecimento é uma iniciativa do Senai, que conta com a parceria de diversos parceiros. As provas seguem até sábado, no pavilhão de exposições do Anhembi. A entrada é franca.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Fotos: Nilson Carvalho

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST