DF fica em 4º lugar na Olimpíada do Conhecimento
- Detalhes
- Criado: Domingo, 18 Novembro 2012 01:00
Com sete medalhas, duas de ouro e cinco de bronze, a capital federal comprova excelência no ensino profissionalizante aplicado e conquista o 4º lugar o ranking da pontuação geral dos estados brasileiros
A delegação do DF subiu ao pódio sete vezes na noite deste domingo (18/11), durante a premiação da 7ª Olimpíada do Conhecimento, realizada em Barueri (São Paulo). Foram duas medalhas de ouro, nas ocupações Aplicação de Revestimento Cerâmico e Enfermagem; além de cinco medalhas de bronze nas profissões industriais de Mecânica de Refrigeração; Construção em Alvenaria; Jardinagem e Paisagismo; Mecânica de Autos; e Segurança do Trabalho; e nove certificados de excelência, que deixou a capital federal em 4º lugar entre os estados brasileiros com melhor pontuação no torneio.
A maior competição de educação profissional das Américas, promovida pelo Senai Nacional e parceiros diversos, ocorreu entre os dias 14 e 17/11, no pavilhão do Anhembi. O DF foi representado por 21 competidores, sendo 18 alunos do Senai-DF e outros três do Senac-DF, disputando em 19 ocupações. Ao todo, a Olimpíada do Conhecimento reuniu 640 estudantes de todo o País.
Durante os quatro dias de competição, os estudantes de nível técnico tiveram que desempenhar tarefas que simulam o dia a dia do trabalho nas empresas. As provas executadas pelos competidores exigiam alto grau de conhecimento, criatividade e habilidade técnica, em que os jovens haviam de cumprir padrões internacionais de qualidade e precisão.
O DF repete o feito e consagra-se bicampeão na ocupação de Aplicação de Revestimento Cerâmico. O ouro foi conquistado pelo aluno Geovane Oliveira, que, curiosamente, foi treinado pelo próprio irmão, o instrutor Jecivaldo Oliveira, também medalhista de ouro da Olimpíada do Conhecimento 2010, realizada no Rio de Janeiro. Na Olimpíada, Geovane teve que desenhar, cortar e assentar a bandeira do Brasil, em 12 horas, uma arara, em 6 horas e fazer um contra-piso e um banco em alto-relevo em 4 horas. Com o resultado, o jovem carimba o passaporte para a Alemanha, país que sediará o WorldSkills, torneio internacional de educação profissional, que será promovido em julho de 2011.
“Ter o meu irmão como instrutor me levou ao pódio. Ele foi um incansável a me ensinar o que havia outrora aprendido nas salas de aula do Senai-DF. Eu, que não tinha um piso assentado no chão da minha casa, hoje sou um artista da cerâmica. Agradeço à ele essa vitória”, disse, emocionado, e com o troféu de melhor Aplicador de Cerâmica do Brasil, Geovane Oliveira.
Medalhistas de ouro também foram as alunas de Enfermagem, Jéssyca Cardoso e Michele Cristina Moreira, do Senac-DF. As provas das jovens simulavam situações reais vividas dentro dos hospitais e enfermarias. Elas tiveram que lidar com atores que chegavam machucados, mães que não paravam de chorar, pais de recém-nascidos emocionados, entre outras dramatizações.
Jardinagem e Paisagismo, com a dupla Janaína Moureira e Rafael Cardoso, comprovaram mais uma vez a excelência do ensino profissional aplicado nas salas de aula do Senai-DF, com a medalha de bronze. Desde que a ocupação foi incluída na Olimpíada do Conhecimento, em 2008, o DF sobe ao pódio.
O competidor Gabriel Souza, fez jus às mais de 1,5 mil horas de aprendizado técnico. Bronze em Mecânica de Refrigeração, o aluno conta que, ter os melhores instrutores e toda a infraestrutura do Senai-DF ao seu dispor o tornaram um grande profissional.
Já o jovem Jefferson Almeida levará, na bagagem de volta para o DF, mais uma medalha de bronze. Essa é a primeira vez que a capital federal é premiada em Construção em Alvenaria.
Na ocupação Mecânica de Autos, quem subiu ao pódio foi o aluno Victor Silvano para receber a medalha de bronze. Nessa profissão altamente demandada pelo mercado de trabalho, o DF mostrou ao Brasil que tem os melhores técnicos na área.
A menina Luciely Alves também ficou em terceiro lugar, mesmo tendo apenas dez meses de treinamento, entrando, portanto, tarde no processo Olímpico. Ela mostrou alta habilidade técnica e conhecimento teórico na competição Segurança do Trabalho.
Segundo o chefe de equipe Cláudio Tavares, embora não tenhamos ganhado mais medalhas, a pontuação dos alunos brasilienses ficaram muito próximas dos medalhistas, o que deixou o DF como o 4º melhor pontuado no torneio. “Isso comprova a qualidade da formação profissional aplicada nas salas de aula do DF”, finalizou.
A delegação do DF desembarca amanhã, 19/11, às 17h30, no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek.