Máquinas desenvolvem aprendizagem em acordo com linhas de mercado
- Detalhes
- Criado: Quarta, 28 Novembro 2012 01:00
O Senai Taguatinga recebeu ontem (27), novas máquinas e equipamentos para qualificação dos seus alunos. A iniciativa partiu da parceria com o Sindicato da Madeira e do Mobiliário (Sindimam) e com a empresa Usikraft, que cedeu, por meio de comodato, os aparelhos. “São equipamentos de ponta, de perfil inovador, que vão agregar valor aos alunos e o produto. Antes esse serviço era feito manualmente, e agora será automatizado”, destacou o técnico da Usikraft Fernando Cruz, que também deu início ao curso gratuito de “Operador de Máquinas”, na unidade de Taguatinga.
As três máquinas entregues são do tipo seccionadora e coladora de bordo com o uso de peças retas e curvas. A qualificação profissional será direcionada para o profissional operador de máquinas. O curso terá como foco o aprendizado na operação, manutenção e segurança das maquinas utilizadas pelos profissionais do setor moveleiro associado ao Sindimam. O curso será ministrado por um técnico da Usikraft com o acompanhamento do instrutor do Senai-DF.
“Essa ação vai permitir o desenvolvimento do aprendizado dos alunos com as máquinas que são utilizadas no mercado. Os alunos vão sair ainda mais qualificados de acordo com as demandas de mercado”, destacou Claudio Tavares, gerente de formação profissional do Senai-DF. Participaram da solenidade de entrega das máquinas cerca de 20 alunos, além de representantes de sindicatos, empresários e diretores da Fibra.
Para o presidente do Sindimam, José Maria de Jesus, o intuito é que as novas tecnologias municiem o Senai-DF com máquinas usadas no mercado e possam qualificar cada vez mais mão de obra no DF. “É uma oportunidade muito boa de capacitação para quem trabalha com o segmento da madeira e do mobiliário. Além de qualificar os profissionais, ainda as máquinas estarão expostas no Senai-DF como uma espécie de ‘show room’ permanente, servindo de testes para alunos e interessados”, destacou o presidente. As máquinas podem custar o investimento de 200 mil reais.
De acordo com um dos alunos presentes ao curso, Eliel da Silva, de 24 anos, a iniciativa vai facilitar ainda mais seu trabalho. “Aprender a técnica de novas máquinas é muito importante onde trabalho. Estou muito feliz de poder participar e reforçar ainda mais minha qualificação. O Senai-DF e o Sindimam estão de parabéns”, destacou o aprendiz.
Carlos Magno
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Foto: Nilson Carvalho
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)