Senai-DF levará 26 alunos à Olimpíada do Conhecimento

A Copa do Mundo de Futebol sediada no Brasil tomou, praticamente, toda atenção do brasileiro. A atuação da Seleção Brasileira e, claro, a eliminação das grandes seleções europeias é assunto amplamente falado na mídia, lotando as páginas de jornais, abarrotando os sites de todos os tipos, até levando Galvão Bueno a ser âncora do Jornal Nacional. Nas rodas de amigos, nos bolões dentro dos ambientes de trabalho, nas mídias sociais, a Copa do Mundo é unanimidade. Mas nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) o futebol não é a bola da vez. Lá não se sabe os lances mais comentados do mundial. O péssimo desempenho da atual campeã, a Espanha; a espantosa mordida do uruguaio Luisito Suárez no zagueiro italiano Chiellini; a recuperação de Neymar após as pancadas da última partida do Brasil não são tão importantes assim. Espalhados pelo Senai, 26 alunos se preparam -diariamente, por horas a fio, absolutamente concentrados - para a maior competição de Educação Profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento, que ocorrerá em setembro próximo, em Minas Gerais. Caso se consagrarem como melhores do Brasil, os alunos de ouro seguem para a WorldSkills, a “Copa do Mundo” das habilidades do dia a dia do trabalho, que coincidentemente será realizada no Brasil, em 2015.

A cada dois anos, a competição reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Esta é a maior delegação já preparada pelo Distrito Federal para uma fase nacional da Olimpíada do Conhecimento. Em 2010, o Senai-DF levou para o Rio de Janeiro 21 competidores, sendo este, à época, o maior número de competidores que vestiram a camisa da capital federal. Desta vez, são 26 estudantes, que representarão o DF em 21 ocupações.

No torneio, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Participam da Olimpíada do Conhecimento estudantes do Senai selecionados em etapas semelhantes da competição nas escolas e nos estados. Desde 2008, a competição passou a incluir também alunos de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que são voltados aos setores de comércio e serviços.

No caso do DF não é diferente. No início de 2013, todos os estudantes das unidades do Senai (Gama e Taguatinga) receberam convites para participar da competição. Num primeiro momento, foi realizada uma prova de corte, deixando os melhores de cada turma. De simulado em simulado, permaneceram os destaques de cada modalidade.

De lá pra cá, os jovens treinam ininterruptamente para as Olimpíadas. Não há feriado, nem mesmo descanso aos sábados para estes competidores. A grande maioria inicia o dia no Senai às 8h e só troca os uniformes de treino às 21h, quando retornam para suas casas.

O ingresso mais rápido ao mercado de trabalho atraiu o jovem Cláudio Caetano às escolas do Senai. O estudante, que cursava Eletromecânica no Senai Gama, inscreveu-se para a Olimpíada do Conhecimento e acabou por ser selecionado para representar o DF na ocupação de Soldagem. “A eletromecânica e a soldagem são matérias relacionadas. Como a Olimpíada prima a excelência, achei que era uma ótima oportunidade de me tornar um especialista na área”, disse o aluno que todos os dias está de pé às 6h, chega às 8h no Senai e só retorna pra casa após às 22h. “Estamos muito próximos do início da competição, portanto, agora, é treinar o máximo possível”, completa o aluno.

Nesta edição, o Senai-DF será representado nas seguintes ocupações: TI - Soluções de Software; Soldagem; Aplicação de Revestimentos Cerâmicos; Funilaria Automotiva; Instalação Hidráulica e a Gás; Eletrônica Industrial; Web Design; Eletricidade Predial; Eletricidade Industrial; Construção em Alvenaria; Marcenaria de móveis; Tecnologia da Moda; Mecânica de Automóveis; Jardinagem e Paisagismo; Refrigeração e Ar-Condicionado; TI - Administração de Sistemas de Rede; Design Gráfico; Técnico de Enfermagem; Segurança do Trabalho; Panificação; Mecânica Industrial; e Tecnologia da Informação (PcDs).

Segundo o gerente de Formação Profissional do Senai-DF, Cláudio Tavares, a Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine para estes jovens. “Além disso, o torneio é um laboratório de alta qualidade para o Senai, no que diz respeito à busca de novas tecnologias e de novos conceitos. O que há de mais moderno no mundo nós trazemos para a capacitação destes alunos e, após isso, inserimos nas salas de aulas, sempre atualizando na grade curricular trabalhada pelo Senai, oferecendo uma formação profissional técnica de alto nível”, explica.

Retrospectiva
Na Olimpíada do Conhecimento de 2012, realizada em Barueri (São Paulo), a delegação do DF subiu ao pódio sete vezes, deixando a capital federal em 4º lugar entre os estados brasileiros com melhor pontuação no torneio. Foram duas medalhas de ouro, nas ocupações Aplicação de Revestimentos Cerâmicos e Enfermagem; além de cinco medalhas de bronze nas profissões industriais de Mecânica de Refrigeração; Construção em Alvenaria; Jardinagem e Paisagismo; Mecânica de Autos; e Segurança do Trabalho; e nove certificados de excelência.

 

Suzana Leite
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Fotos: Nilson Carvalho

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST