Senai-DF marca presença no lançamento do Pronatec 2016

senai pronatec 2016 002O governo federal lançou na última quarta-feira (09/03) a nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Neste ano, a meta estimada é ofertar cerca de 2 milhões de vagas, sendo 372 mil para cursos técnicos e 1,627 milhão para cursos de qualificação profissional.

A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, do presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Robson Braga de Andrade, entre outras autoridades. Competidores da WorldSkills, medalhistas nas modalidades de Eletricidade (MG) e Joalheria (RJ), também participaram da cerimônia. Para representar os estudantes de todo o Brasil, alunos do Senai do Distrito Federal e dos Institutos Federais acompanharam, de perto, as propostas para o ano de 2016.

Para a gerente de Formação Profissional e Tecnologia Industrial do Senai-DF, Maria Gricélia de Melo, com as novas medidas, o Brasil caminha a passos largos com a Educação Profissional no país. “Há muito tempo não se via um foco tão grande na inserção do jovem no ensino técnico profissionalizante. Com isso, o Senai passa a ter uma nova performance”, avalia a gestora.

Um dos destaques desta etapa do programa é o fortalecimento do Pronatec EJA (Educação de Jovens e Adultos). A ideia é que os jovens e adultos ,que interromperam seus estudos, tenham a oportunidade de participar do programa, tendo seus conhecimentos – oriundos do trabalho e de experiências anteriores – valorizados e aproveitados ao longo dos cursos. “Agora nós teremos uma presença maior do Sesi no processo de formação do jovem”, explica Maria Gricélia. O Sesi é provedor de soluções em Educação e Qualidade de Vida para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade. A instituição oferta educação básica nas modalidades Ensino Fundamental, Ensino Médio Articulado com o Ensino Técnico (EBEP) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ideia é otimizar a formação de trabalhadores e trabalhadoras tanto na Educação Básica quanto no Ensino Profissional. “Vamos associar o ensino técnico e a qualificação profissional com a educação de jovens e adultos. Ao mesmo tempo em que ele está se qualificando no Pronatec, ele pode concluir o ensino fundamental, pode concluir o ensino médio. Nós queremos que eles voltem a estudar regularmente junto com a qualificação profissional”, disse, durante cerimônia de lançamento do programa.senai pronatec 2016 001

O MEC também informou que os estudantes poderão optar pelo e-Pronatec, que permite à pessoa estudar online onde e quando preferir, de acordo com sua disponibilidade. Segundo a pasta, o aluno vai estudar por meio de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem na internet, na TV Escola e em outros canais educativos, oferecidos principalmente pelos institutos federais e pelo Sistema S. "Junto com o Senai estamos criando uma plataforma muito moderna que é o 'MecFlix'", disse Mercadante.

O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. De 2011 a 2015, o Pronatec registrou 9,4 milhões de matrículas entre cursos técnicos e de qualificação profissional. No ano passado, foram 1,3 milhão de matrículas. 

Com informações da Agência Brasil

Elza Nunes
ASCOM - Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
Fotos: Miguel Ângelo/CNI

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST