Alunos do Senai de todo o Brasil se preparam para a WorldSkills 2017

gilberto treino worldskills corpo

Concentração, foco e disciplina. Essas são algumas das características indispensáveis para os atletas do conhecimento que vão representar o Brasil na WorldSkills Competition 2017, a maior competição de Educação Profissional do Mundo. O torneio será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro desse ano. São mais de 50 jovens, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que estão em dedicação exclusiva e treinamento integrado.

Brasília foi escolhida para receber a maioria desses competidores. Além da Capital Federal, a cidade de Joinville (SC) também está sediando alguns treinamentos. Foram montados locais especiais para esses meses de treino com estrutura adequada para as 43 ocupações da indústria que terão representantes brasileiros na competição.

No DF, o Centro de Treinamento Integrado está localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), com 31 ocupações, além de outros espaços no Guará, que recebe 3 modalidades, e, em Taguatinga, 6 áreas.  Os alunos estão em nível de concentração total, hospedados em um hotel da cidade, se alimentando no refeitório local, sendo orientados com experts nacionais, além de prática de atividade física diárias. Os alunos estão treinando em ciclos: ficarão 21 dias em concentração total, apenas do hotel para o centro, e, em seguida, serão 7 dias para descansarem em casa.

Eles começaram o treinamento no dia 23 de janeiro e vão trabalhar em sete ciclos até agosto. Depois disso, a rotina vai ficar mais puxada com ciclos de 15 dias de treino para dois de descanso. “A gente nem liga muito para feriado ou final de semana, porque estamos todos juntos no mesmo barco. O foco de todos nos ajuda a superar esse longo tempo de treinamento”, explicou o aluno do Senai-DF, Gilberto Ferreira, competidor da ocupação de Aplicação em Revestimento Cerâmico.

Essa treinamento dos alunos de forma integrada é um grande diferencial do Brasil perante os outros países da competição. “Na edição anterior, nós fizemos a concentração de algumas áreas, e foram justamente as que tiveram melhor resultado. Acho que, esse ano, os resultados serão melhores, porque quando concentram várias áreas o aprendizado é entre as áreas. Além de ser específico em uma modalidade, transpassa de uma para outra”, explicou a coordenadora da Olimpíada do Conhecimento no Distrito Federal, Eliseia Tavares.

E os alunos veem com bons olhos essa integração. Até mesmo aqueles que moram na Capital Federal estão hospedados junto com os de outros estados para garantir a concentração e o foco totais na competição. Para o representante da ocupação de Movelaria, Fábio Crisóstomo, aluno do Senai-DF, essa concentração total ajuda no psicológico do competidor. “A gente vem e volta pro hotel todos juntos, inclusive, nos finais de semana, quando sempre tem alguma atividade especial, além de treino também. Eu creio que isso é bom. Porque os afazeres do dia a dia, em casa, nos desfocam. Aqui, fica todo mundo focado”, explica o competidor.

Além dos treinamentos práticos, o Senai se preocupa com o físico e psicológico dos competidores. Diariamente, toda manhã, quando saem do hotel, eles participam de uma aula de Educação Física, no Parque da Cidade, em Brasília. O objetivo é manter todos com bom preparo físico e prontos para aguentar a puxada rotina de treinamento. Aos domingos, são oferecidas atividades na área de qualidade de vida no chamado “Domingo Ativo”. A programação inclui passeios turísticos e de lazer.

 

 

Senai-DF na WorldSkills

O Distrito Federal terá quatro representantes na WorldSkills 2017. Além das ocupações de Movelaria e Aplicação em Revestimento Cerâmico, estarão também em Sistema de DryWall e Estucagem e Mecânica de Refrigeração e Ar condicionado. O DF ainda tem a chance de competir em Instalações Hidráulicas, ocupação que terá o representante definido no simulado de desempate no mês de maio.

Para os alunos do Senai-DF que estão na delegação brasileira, um fator determinante para manter o foco nos treinos é ser apaixonado pela área de atuação. “Nós não temos mais sábados. Nossa sexta virou terça-feira, tudo isso para se dedicar ao treinamento. Estamos trabalhando muito para que cheguemos no mundial preparados para as provas. Ás vezes bate o cansaço, mas o fato de gostar muito do que eu faço supera tudo isso”, afirmou Wisley Pereira, competidor de Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado.

Com a concentração sendo realizada na mesma cidade onde moram, os brasilienses acreditam que precisam ter um foco ainda maior, para que a pequena distância da família não seja um entrave no treinamento. A ideia dos coordenadores é que eles fiquem em concentração total. “Quando a gente fica confinado assim com todo mundo é bem melhor, porque a gente fica concentrado, esquece do mundo lá fora. Estou conseguindo lidar bem com a saudade de casa e o fato de ficar longe da família. Minha vida agora é WorldSkills, foco total no treinamento”, afirmou Wanderson Coimbra, aluno do Senai-DF, competidor da ocupação de Sistemas de DryWall e Estucagem.

Para garantir a vaga na delegação brasileira da WorldSkills 2017 todos os competidores precisam manter o índice exigido pelos organizadores, baseado em padrões internacionais de qualidade. A partir de março, eles vão realizar simulados de tempo em tempo para medir esse índice.

 Confira a lista dos nossos competidores:

  • Wanderson Coimbra da ocupação de Sistemas de DryWall e Estucagem
  • Wisley Pereira da ocupação de Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado
  • Gilberto Ferreira da ocupação de Aplicação em Revestimento Cerâmico
  • Fábio Crisóstomo da ocupação de Movelaria
 
Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST