Concluintes do DF Inova Tech recebem certificados
Em cerimônia na tarde desta quarta-feira, 30 de março, formandos do programa DF Inova Tech receberam os certificados de conclusão em cursos de qualificação e de aperfeiçoamento profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
A instituição executa a ação, que é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). O programa tem o objetivo de qualificar profissionais para o setor produtivo, estimulando a inovação.
O evento ocorreu no ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), com a entrega de 1.844 certificados. Entre os concluintes está o autônomo Jeilson Moreno, de 48 anos. Com certificação técnica pelo Senai-DF em Eletrônica e atuando na área, ele concluiu, pelo DF Inova Tech, o curso de Instalador e Reparador de Fibras Óticas. “Essa é uma área que está em grande expansão e eu tenho certeza de que o curso vai melhorar meus conhecimentos e me permitir avançar mais”, destacou.
Quem também se inscreveu em uma das vagas ofertadas pelo programa foi Leandro Cezar Vilas Boas, de 43 anos (foto). Com deficiência auditiva, ele chegou a pensar em desistir, mas foi encorajado pela equipe pedagógica a concluir a formação de Assistente de Controle de Qualidade. "Encontrei um amigo que trabalha no Senai e ele me falou sobre diversos cursos. Eu queria aprender algo diferente e agora acredito que o certificado vai me ajudar a encontrar um trabalho na área”, disse. Durante o curso, ele teve o acompanhamento de um intérprete, como parte do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), que assegura a acessibilidade em todo o processo educacional.
O DF Inova Tech é fruto de um convênio assinado em 2019. Com os certificados entregues hoje, a ação já formou 2.490 profissionais. Nos cursos de qualificação profissional, o objetivo é inserir ou possibilitar a recolocação do aluno no mercado de trabalho. Já os de aperfeiçoamento profissional tratam da ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional.
“Sabemos que muitas profissões serão extintas e estamos preparando pessoas para profissões do futuro”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo. “Com essa oportunidade, certamente portas se abrirão para vocês e vocês terão a oportunidade de emprego tão sonhada”, completou.
Também presente na cerimônia, o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Graciomário de Queiróz, parabenizou os alunos pela conquista. “Vocês tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento na melhor escola de formação técnica do Brasil. Agora, está na mão de vocês abraçar o diploma, levantar a energia e colocar o conhecimento à disposição de todos os brasilienses e brasileiros.”
Durante a cerimônia de entrega, os participantes também acompanharam a palestra Protagonismo Profissional na Era da Inovação Tecnológica, com o supervisor técnico do Senai-DF Lucas Faria. Ele abordou temas como teorias dos mundos Vuca e Bani, quarta revolução industrial e hard skills e soft skills no contexto atual do mercado de trabalho.
Inscrições abertas
O DF Inova Tech está com 9.896 vagas abertas para as áreas de Automotiva, Domótica, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão, Gráfica e Editorial, Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
As inscrições devem ser feitas pelo site cursos.senaidf.org.br, até 15 de julho ou enquanto houver vagas. Há opções de cursos nas escolas do Senai no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Sobradinho e em Taguatinga, nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas podem ser presenciais ou virtuais com transmissão ao vivo. Também há turmas que mesclam os dois formatos.
Os pré-requisitos variam conforme o curso e as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição. O Senai-DF convocará os inscritos, por e-mail ou por telefone, para efetivarem a matrícula quando as turmas atingirem a quantidade mínima de alunos.
O DF Inova Tech não permite que os alunos cursem outra formação no Senai-DF simultaneamente. Após a conclusão do curso, o interessado poderá se inscrever em outra qualificação.