Rússia é tema das provas na seletiva de Revestimentos Cerâmicos

Reproduzir em azulejos parte do complexo arquitetônico do Kazan Kremlin, na Rússia, é o projeto que os dez competidores brasileiros da ocupação de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos têm de executar no primeiro módulo da disputa por uma vaga na WorldSkills 2019. A prova teve início nessa segunda-feira (16), na unidade do Guará do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A 45ª edição da maior competição profissional do mundo será em agosto do ano que vem. As seletivas para definir os representantes do Brasil na Rússia começaram em junho e vão até setembro.

Além do representante do Distrito Federal, João Victor Felisbino, de 18 anos, participam da seletiva de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos competidores de Alagoas, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Neste ano, a seletiva nacional dessa ocupação tem como tema a Rússia. Os competidores terão até quinta-feira (19) para finalizar três módulos. O primeiro, de seis horas, começou na segunda-feira e consiste na preparação da base das duas paredes e do contrapiso que serão utilizados para produção dos desenhos, além da avaliação do primeiro projeto e do início do corte dos azulejos. “Pelo desenvolvimento dos alunos, dá para perceber que o primeiro projeto – Kazan Kremlin – está bastante difícil. Todos os competidores ainda estão cortando os azulejos, o que indica que o nível de exigência está bem alto”, explica Jecivaldo Oliveira, instrutor do DF.

Apesar das numerosas curvas e dos detalhes arquitetônicos que tomam o tempo dos competidores, João Victor se mostra confiante: “Eu treinei bastante e, mesmo nunca tendo visto o projeto, estou dentro do tempo e do meu planejamento. Está em um grau muito difícil, mas pretendo fazer uma boa prova, corrigir os erros e buscar a medalha”, disse o representante do DF, na saída do intervalo para almoço.

O segundo módulo da seletiva se estende pela terça e pela quarta-feira e envolve a finalização do complexo arquitetônico e o início do segundo projeto, que só será divulgado no fim desta terça-feira. Ambos deverão ser produzidos nas duas paredes disponíveis. O terceiro e último módulo será realizado na quarta e na quinta-feira, com a reprodução do terceiro projeto, ainda surpresa, no contrapiso.

Ao todo, a prova terá duração de 22 horas, com avaliações dos instrutores líderes ao fim de cada dia considerando os critérios de cortes, níveis, prumo, esquadro, alinhamento de superfície, medidas, aparência geral e término de acordo com o projeto. O resultado da seletiva será divulgado na sexta-feira (20), pela manhã, com entrega de medalhas. O primeiro lugar da ocupação poderá compor a delegação brasileira da WorldSkills 2019 se mantiver o índice estipulado pela organização nos simulados realizados até o evento.

Abertas ao público, as provas da seletiva ocorrem das 9h às 17h30, no Senai Guará, na QE 23, lote E, Área Especial, Guará II.

corpo materia 2

Histórico na competição
Por três vezes, a ocupação de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos contou com representantes do Distrito Federal na WorldSkills – todos conquistaram certificados de excelência. Em 2011, Jecivaldo Oliveira, atual instrutor da modalidade, participou da WorldSkills Competition em Londres, na Inglaterra. Na edição seguinte, em 2013, em Liepzig, na Alemanha, o representante foi Geovani Oliveira. O último competidor do DF que carimbou o passaporte na ocupação foi Gilberto Ferreira, em 2017, que competiu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

 O DF nas Seletivas WorldSkills 2019
As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão ocorrer em 35 municípios de todos os estados e no Distrito Federal até 14 de setembro, com organização do Senai. O DF já disputou seis seletivas e ainda participará de 13.

Além de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, o DF sediou as ocupações de Robótica, de Confeitaria, de Pintura Automotiva e de Funilaria, e vai receber, de 29 de julho a 3 de agosto, as provas de Movelaria.

Nas seis seletivas disputadas, o DF conquistou cinco medalhas – uma de ouro, uma de prata e três de bronze.

Medalha

Ocupação

Competidor

Ouro

Funilaria

Lucas Maciel

Prata

Pintura Automotiva

Rodrigo Macário

Bronze

Design Gráfico

Átila Ferreira Assunção

Bronze

Soluções de Software para Negócios

Fellipe Sousa de Mendonça

Bronze

Pintura Decorativa

Liara Mendonça de Morais


Conheça nossos competidores e o que será exigido nas provas.

Veja aqui mais imagens da seletiva.

 

Texto: Aline Porcina
Fotos: Hélio Montferre
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST