Senai-DF entrega certificados a alunos da Fábrica Social
- Detalhes
- Criado: Terça, 22 Outubro 2019 11:11
Na tarde de segunda-feira, 21 de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) entregou o certificado do curso de qualificação de Confecção de Vestuário, Acessórios e Materiais Esportivos a 377 alunos da Fábrica Social. O programa do governo local qualifica pessoas em situação de vulnerabilidade. A cerimônia ocorreu na Sala Yara Amaral, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga.
As aulas começaram em novembro de 2018 e acabaram neste mês. O grupo também fez outro curso do Senai: Gestão em Cooperativismo e Associativismo, concluído em maio. Foram, ao todo, 800 horas de aprendizado sobre empreendedorismo, economia solidária, planejamento, técnicas de costura e confecção de peças. A qualificação é resultado de uma parceria entre o Senai-DF e a Secretaria do Trabalho do Distrito Federal. Foram 450 inscritos, mas 73 não concluíram.
Na cerimônia de entrega dos certificados, o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, reforçou que o conhecimento tem três pilares e que um complementa o outro na formação profissional. “O primeiro é o cognitivo, o processo de aprendizagem. O segundo é a habilidade, o colocar em prática os saberes. E, por fim, o afetivo, ou seja, é preciso gostar do que faz”, disse. Secco também destacou o formato e o diferencial dos cursos. “Os formandos estão aptos a entrar no mercado de trabalho, mas também prontos para abrir o próprio negócio. Eles aprenderam desde o posicionamento dentro de uma empresa até como empreender.”
A secretária-adjunta do Trabalho, Thereza de Lamare, afirmou que um dos objetivos do órgão é tornar a capital federal uma cidade mais igualitária em relação a emprego. “A Fábrica Social é a porta de entrada para aqueles que querem concretizar sonhos. Trabalhamos para que as pessoas tenham oportunidades para crescer profissionalmente.”
Kamilla Cristina Souza (foto), de 41 anos, foi a oradora e representou as 15 turmas na formatura. “Fomos desafiados a nos reinventar e ao longo desse período passamos por vários ciclos de aprendizagem. Alguns descobriram o gosto pela costura e outros reacenderam o amor pela área. Nós estamos prontos para criar peças e revolucionar o mercado da moda brasiliense, talvez do Brasil e quem sabe do mundo”, disse em seu discurso. Formada em Administração, Kamilla sonha em abrir o próprio negócio.
No fim do evento, o Senai-DF sorteou 15 bolsas integrais para cursos de qualificação na escola de Taguatinga, divididas entre Costureiro Industrial, Ilustrador de Moda e Modelagem Industrial. Os contemplados começam a estudar nesta terça-feira (22) e a previsão é que as aulas terminem em dezembro.
Vivência profissional
O conteúdo em sala de aula terminou, mas a qualificação continuará com a parte prática. Os concluintes terão a oportunidade de vivenciar a rotina de empresas do segmento de vestuário. Posteriormente, será criado um banco de dados com o perfil de cada um para que sejam encaminhados ao mercado de trabalho.
A seleção dos empreendimentos que vão receber os recém-qualificados será feita pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF), que fizeram parceria com o governo. Não há vínculos empregatícios nem custos para a empresa. Durante a vivência, os alunos continuarão recebendo bolsa-auxílio da Fábrica Social para gastos com transporte e alimentação.
As empresas interessadas em receber os alunos devem entrar em contato com o sindicato pelo telefone (61) 3234-0414 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Veja aqui a galeria do evento.