Aprendizagem industrial é tema de live para empresários

Workshop de aprendizagem FotoMoacirEvangelista05042023 3 de 3Com o objetivo de orientar empresários sobre a formação de jovens a partir de atividades teóricas e práticas em sala de aula e no ambiente de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) promoveu uma live em 5 de abril, pelo canal da instituição no YouTube.

No encontro, de cerca de uma hora, foram apresentados os contextos legais e educacionais da aprendizagem. A articulação entre formação e trabalho está embasada na Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. As empresas precisam empregar e matricular, em cursos de formação técnico-profissional, no mínimo 5% e no máximo 15% de aprendizes equivalentes ao número de trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

“O empresário terá o jovem adaptado à cultura organizacional da empresa, além de profissional qualificado e preparado para atuar em ocupações específicas do setor”, destacou a especialista em Educação Profissional do Departamento Nacional do Senai Cláudia Mendes, ao apontar os benefícios da aprendizagem.

O aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos e o contrato é de até dois anos. No caso de pessoas com deficiência não há limites máximos de idade e de contratação. Além disso, nos contratos de aprendizagem, há a redução de 75% da alíquota referente à contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que passa de 8% para 2%.

Diferentemente dos cursos tradicionais oferecidos pelo Senai-DF, na aprendizagem a inscrição dos alunos é feita pela empresa, que realiza processo seletivo e contrata o jovem aprendiz. Enquanto estuda, o aprendiz tem garantidos direitos trabalhistas e previdenciários. O Senai-DF é responsável por realizar a formação profissional, informar à empresa a frequência e o desempenho do estudante e certificar o aluno ao término dos estudos.

A efetivação após a conclusão do curso não é obrigatória e fica a cargo do contratante. Mas Cláudia ressaltou as vantagens desse processo: “Ao dar a oportunidade para esse jovem, formamos mão de obra qualificada, que pode ser aproveitada pela própria empresa em que ele fez o programa, ou no mercado de trabalho”, completou.

Portfólio do Senai-DF
No Distrito Federal, o Senai tem um portfólio com cursos para a aprendizagem industrial em diversas áreas, com períodos de duração variados. Há opções totalmente presenciais e, pelo Programa Aprendizagem 4.0, há opções de formação totalmente a distância e com carga horária que mescla online e presencial. Também há a possibilidade de customização da formação.

“Temos a preocupação de seguir um itinerário formativo, um desenho curricular com base nas informações que os empresários trazem, para que tenhamos profissionais cada vez mais qualificados e capacitados para atender às necessidades”, explicou a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.

As empresas interessadas no serviço podem preencher um formulário no site do Senai-DF, indicar o curso de interesse e o número de vagas. A equipe do Senai-DF entrará em contato quando a turma atingir o quantitativo necessário de alunos para início.

Clique aqui e assista ao workshop.

Texto: Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST