Vinte e quatro jovens aprendizes formam-se técnicos em Administração pelo Senai-DF
- Detalhes
- Criado: Segunda, 15 Janeiro 2024 17:30
“Esta foi minha primeira experiência no mercado de trabalho, com carteira assinada, e algo que abriu portas para mim. Eu repetiria mil vezes!”, conta Heloisa Fontineles, de 17 anos. Ela é um dos 24 concluintes do curso de Aprendizagem Técnica em Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) realizado em parceria com a empresa Engemil Engenharia e com Furnas no ano letivo de 2023.
A cerimônia de formatura ocorreu na sexta-feira, 12 de janeiro, no auditório do Senai Taguatinga. Foi nessa escola que os alunos tiveram 800 horas de curso, de segunda a sexta, de fevereiro de 2023 a janeiro deste ano. Diferentemente dos cursos tradicionais oferecidos pelo Senai-DF, na modalidade de aprendizagem a inscrição dos alunos é feita pela empresa, que realiza processo seletivo e contrata o jovem aprendiz. Dos aprendizes formados neste mês, 20 foram contratados pela Engemil Engenharia e quatro por Furnas, que foi o caso de Heloisa.
Elaboração de projetos, ferramentas de gestão da qualidade e de planejamento, princípios da indústria 4.0, saúde e segurança no trabalho e processos administrativos de logística foram alguns dos assuntos abordados durante as aulas. Com o conhecimento adquirido e o canudo em mãos, simbolizando a conquista, Heloisa, que em 2024 concluirá o Ensino Médio na rede pública, destaca: “Eu consigo compreender como funciona o mercado e eu sei que eu vou dar o melhor para conseguir me sair bem, porque eu quero que a empresa em que eu estiver cresça comigo lá”.
O diploma de técnico em administração também foi comemorado por Victor Cauã de Oliveira, de 19 anos. Ele já havia tido algumas experiências trabalhistas, mas pela primeira vez foi integrada a uma formação profissional. “Esse diploma vai agregar muito!”, diz, sorridente. “O Victor que entrou aqui era uma criança que não sabia o que queria, que não tinha oportunidade. Hoje, a única coisa que eu penso é em fazer mais cursos!”, completa.
Na cerimônia de formatura, a necessidade de constante capacitação foi relembrada aos estudantes pelo coordenador da Aprendizagem Técnica do Senai-DF, Marco Elvis de Oliveira. “Sabemos que nosso papel enquanto instituição é preparar nossos alunos para assumir posições de destaque no mercado de trabalho. Juntos, percorremos inúmeros dias de desafios e hoje estamos aqui celebrando uma de várias outras conquistas que poderão ser obtidas por vocês”, pontuou. “Agradeço também a confiança e a parceria das empresas, que possibilitaram aos formandos esta oportunidade, reafirmando o compromisso do Senai para com a indústria nacional.”
O que é a aprendizagem industrial
A articulação entre formação e trabalho está normatizada na Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. As empresas precisam empregar e matricular em cursos de formação técnico-profissional número de aprendizes equivalente a no mínimo 5% e no máximo 15% dos trabalhadores cujas funções demandem formação profissional.
Enquanto estuda, o aprendiz tem garantidos direitos trabalhistas e previdenciários. A instituição educacional responsável por realizar a formação profissional deve informar à empresa a frequência e o desempenho do estudante e certificar o aluno ao término dos estudos. A efetivação após a conclusão do curso não é obrigatória e fica a cargo do contratante.
Portfólio do Senai-DF
No Distrito Federal, o Senai tem um portfólio com cursos para a aprendizagem industrial em diversas áreas, como Gestão, Logística e Telecomunicações, com períodos de duração variados. Há opções presenciais e, pelo Programa Aprendizagem 4.0, há formações totalmente a distância e com carga horária que mescla online e presencial. Também há a possibilidade de customização da formação. Em 2023, o Senai-DF formou 350 jovens aprendizes, incluindo os formandos da última sexta.
As empresas interessadas no serviço podem preencher um formulário no site do Senai-DF, indicar o curso de interesse e o número de vagas. A equipe do Senai-DF entrará em contato quando a turma atingir o quantitativo necessário de alunos para início do programa.